Posição atual:home >loterias on line >Energia eólica terá recorde de instalação no mundo até 2027; Brasil dá impulso

Energia eólica terá recorde de instalação no mundo até 2027; Brasil dá impulso

2024-04-29 00:45:40 [diamond 7 casino] fonte:jogar no canal eletronico

Logotipo Reuters

Um recorde de 680 gigawatts (GW) de capacidade de energia eólica deverá ser instalado no mundo até 2027,ólicaterárecordedeinstalaçãonomundoatéBrasildá mas os formuladores de políticas precisam garantir que os gargalos da cadeia de suprimentos não diminuam o crescimento da fonte e coloquem em risco o cumprimento das metas climáticas, de acordo com um relatório do setor divulgado nesta segunda-feira.

O relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) disse que as políticas definiram o cenário para a acelerada implantação de energia eólica onshore e offshore, com a expectativa de que a indústria instale 136 GW por ano até 2027.

Em 2022, a capacidade instalada de energia eólica aumentou 78 GW globalmente em relação a 2021, para 907 GW.

No entanto, o ritmo de novas instalações eólicas caiu 17% em relação a 2021. Os Estados Unidos foram os principais responsáveis por essa desaceleração, embora também tenha havido diminuição na América Latina --apesar do novo recorde alcançado no Brasil, com capacidade onshore somando 24 GW--, África e Oriente Médio.

Dos 78 GW instalados no ano passado, cerca de 69 GW se referem a usinas onshore, com destaque para o aumento de potência na China (32,5 GW), EUA (8,6 GW) e Brasil (4,0 GW).

No caso da América Latina, o GWEC espera que 26,5 GW de energia eólica onshore sejam adicionados em 2023-2027, com o Brasil contribuindo com 60% (16 GW) e consolidando sua liderança regional.

A energia eólica foi ganhando espaço na matriz elétrica brasileira nos últimos anos, fazendo com o que país chegasse à 6ª posição no ranking de Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore do GWEC. Em 2012, o Brasil estava no 15º lugar.

"Tanto o recorde de capacidade instalada nova quanto a manutenção de sua posição no ranking demonstram a força e a resiliência do país, que soube aproveitar oportunidades de crescimento por meio de leilões privados e acordos bilaterais de compra de energia (PPAs), no mercado livre", disse a ABEEólica, associação brasileira de energia eólica.

DIFICULDADES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Embora o GWEC espere que 1,2 TW de nova capacidade seja instalada até o final da década, isso representa apenas 68% da capacidade necessária para ajudar a limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 graus Celsius.

“Atender a essa demanda requer cadeias de suprimentos mais fortes em todo o setor de energias renováveis --justamente em um momento em que as cadeias de suprimentos são ameaçadas pela inflação, aumento das taxas de juros, geopolítica e gargalos”, disse Morten Dyrholm, presidente do GWEC.

De acordo com o relatório, a capacidade ociosa na indústria de fabricação de energia eólica provavelmente desaparecerá até 2026, a menos que ocorram investimentos urgentes na cadeia de suprimentos, capacidade industrial, bem como treinamento e habilidades.

Para a energia eólica offshore, a capacidade de montagem de turbinas da Europa não será mais capaz de suportar o crescimento fora do continente e terá que dobrar em relação aos níveis atuais para atender apenas à demanda europeia.

Espera-se que a escassez surja na segunda metade desta década para componentes-chave, como pás e geradores.

Tanto a Europa quanto os Estados Unidos enfrentam o risco de deficiências na cadeia de suprimentos, especialmente se seguirem com políticas para centralizar a produção e a manufatura no mercado interno, disse o relatório.

(Por Nina Chestney; reportagem adicional de Letícia Fucuchima)

    Mais recomendado